top of page

CONSTELAÇÃO FAMILIAR E SISTÊMICA

Constelação Sistêmica é um método psicoterápico que foi desenvolvido por Bert Hellinger, que trabalha principalmente as emoções e energias inconscientes que influenciam nossas decisões.

A dinâmica das Constelações Familiares mostra o que atua dentro das leis das relações humanas:

  • Lei da Ordem

  • Lei do Equilíbrio

  • Lei do Pertencimento

Nas constelações familiares estas leis são aplicadas, trazendo leveza para o sistema e nos levando adiante na vida.
 
 A utilização mais usual, por enquanto, da constelação sistêmica, refere-se ao trabalho com pessoas e as diversas questões de relacionamento interpessoal, conflitos emocionais e problemas de saúde.


A dinâmica da constelação demonstra que existe uma ligação inconsciente que influencia mutuamente as pessoas que convivem dentro de um sistema: seja uma família, uma empresa, uma cidade ou até um país. Quando não ajustada, esta ligação exerce uma influência que traz conflito, dor, dificuldades, mantendo pessoas que criam um sentimento de co-dependência entre si.

 

Quando ajustada, naturalmente as pessoas partem em busca de seus próprios caminhos de realização pessoal, de forma independente, respeitando os outros indivíduos, porém, sem sentir-se na obrigação de agir ou reagir devido às atitudes dos outros. A dinâmica da constelação deixa claro a necessidade da liberdade individual, do respeito aos papéis que cada um exerce e do limite entre “o dar e receber” nas relações, para que os grupos possam estar em harmonia.


Nesta vivência, além dos constelados, também precisamos de participantes para aplicar a técnica da constelação.
Permita-se se conhecer e sentir essa experiência como participante.

 

bottom of page