top of page

ACUPUNTURA PARA PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Atualizado: 16 de out. de 2019

Instituto Pro Therapie | Acupuntura
Instituto Pro Therapie | Acupuntura

Se você sente necessidade de colocar o corpo para dançar, correr, pedalar, mas porventura está impossibilitado por uma lesão, já pensou em acupuntura?


Para quem pratica atividade física, sabe dos benefícios sentidos pelo corpo e mente e não poder praticá-lo causa diversos sintomas, como estresses, ansiedade e a sensação que o corpo está mais pesado do que realmente é.


Quando nos encontramos em alguma atividade, simplesmente não está nos planos parar, mas… uma lesão inesperada pode levar ao abandono das quadras ou das salas de musculação. Então o que fazer para voltar mais rápido as atividades?


Primeira coisa a fazer é passar por uma avaliação médica para descobrir o grau da lesão, que vai desde uma leve contratura, a fissuras ósseas, (não deixe de passar no médico), para depois iniciar o tratamento com um profissional acupunturista.


A acupuntura pode tanto acelerar a recuperação de lesões como prevenir as que podem surgir.

Como a aplicação das técnicas de acupuntura que não se resume apenas às agulhas, é possível aumentar as chances de voltar às atividades o quanto antes, a acupuntura estimula hormônios que promovem bem-estar, efeito anti-inflamatório e relaxante muscular.


As técnicas mais utilizadas para tratamento de lesões provocadas por atividade física são:


Ventosa são copos que geram sucção através do vácuo. Esse tipo de tratamento, favorece uma melhor circulação sanguínea local, libera as toxinas presentes no músculo aliviando dores musculares, tensões e dores articulares.






A moxa é uma técnica terapêutica que tem como princípio aquecer a região através da combustão da erva artemísia (ação anti-inflamatória), promovendo melhor circulação de energia (qi), melhorando a performance esportiva e diminuindo contraturas.





Eletroacupuntura é uma técnica muito utilizada para agilizar o tratamento através de estímulo elétrico promovido por um aparelho ligado a agulhas em pontos de acupuntura, melhorando dores musculares, tensão de tendões e ligamentares.






Todas estas técnicas são responsáveis por melhorar a performance e prevenir possíveis lesões, procure um profissional da área da saúde com formação em acupuntura.


Boas práticas!



110 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page