TÉCNICAS DE ENERGIA MUSCULAR


Instituto Pro Therapie | Técnicas de Energia Muscular
Instituto Pro Therapie | Técnicas de Energia Muscular

Dentro do arsenal da OSTEOPATIA não contamos apenas com manipulações de alta velocidade e baixa amplitude(AVBA) mas também com técnicas como a Técnica de Energia Muscular (TEM) desenvolvida por Fred Mitchell, é um método de terapia manual que utiliza a contração muscular voluntária para restituir a mobilidade articular, alongando músculos encurtados, contraturados ou hipertônicos e reduzindo quadros álgicos decorrentes de espasmo muscular.


Classifica-se entre as técnicas estruturais ativas, em que o indivíduo participa aplicando sua força muscular e dosificando à técnica. Essa técnica aplica-se com uma contração isométrica da musculatura antagonista da que pretende alongar durante um período de 6 a 10 segundos e um alongamento de 20 a 30 segundos. Assim esse processo ativa os órgãos tendinosos de golgi e inibe os fusos musculares, promovendo um ganho de flexibilidade. Os métodos mais usados pela TEM são a isolítica, a inibição recíproca e o Relaxamento Pós-Isométrico (RPI).


O RPI refere-se ao relaxamento muscular após a realização da contração isométrica do agonista. Esse relaxamento deve-se à resposta neurológica que envolve os órgãos tendinosos de golgi, em que a contração isométrica excita o órgão tendinoso de golgi, através da fibra aferente Ib, estimulando o interneurônio, este por sua vez, libera o mediador inibitório, que, através do neurônio motor, cessa a descarga na placa motora, promovendo o relaxamento muscular.

487 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

GASTRITE