top of page

TIPOS DE ARTRITE


Instituto Pro Therapie | Artrite
Instituto Pro Therapie | Artrite

A artrite é uma inflamação das articulações, que gera sintomas como dor nas juntas, vermelhidão, inchaço e dificuldade em movimentar a articulação afetada, mas existem diversos tipos de artrite, que variam de acordo com a sua causa, como esclarecemos a seguir.

ARTRITE REUMATOIDE É uma doença auto-imune que causa dor e deformidade articular progressiva e permanente, se não for tratada adequadamente, mas que ainda não tem cura.

O tratamento da artrite reumatoide é feito com anti-inflamatórios não hormonais e corticoides, como a Prednisona, por exemplo. Se o fator reumatoide for positivo, indica-se a utilização de medicamentos como: Metotrexato; Sulfassalazina; Leflunomida; Difosfato de cloroquina ou Sais de ouro, ou as drogas biológicas como: Adalimumabe; Rituximabe; Abatacepte ou Tocilizumabe. Os imunossupressores também podem ser utilizados no tratamento da artrite reumatoide. Alguns exemplos são: Azatioprina; Ciclofosfamida o Cicloposrina. Além disso indica-se fisioterapia e terapia ocupacional.

ARTRITE SÉPTICA É uma inflamação que ocorre numa única articulação e que é causada pela presença de micro-organismos como fungos e bactérias. Sua causa mais comum é a presença do Staphylococcus Aureus. Ela deve ser tratada o quanto antes, para evitar sérias consequências, como a perda da função da articulação. Essa artrite é mais comum no quadril, mas pode ocorrer nos joelhos, ombro ou tornozelo. Geralmente, seu diagnóstico é feito através da punção do líquido sinovial entre os 5 e os 15 anos de idade.

ARTRITE PSORIÁTICA Nesse tipo de artrite ocorre inflamação e destruição articular em indivíduos com psoríase, em média após 10 anos deste diagnóstico. Como tratamento medicamentoso, indica-se o uso de anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina, Iboprofeno, Naproxen ou Diclofenaco. Prednisona, Folex ou Rheumatrex também podem ser utilizados. A fisioterapia é sempre indicada e, nos casos mais graves, pode-se recorrer à cirurgia.

ARTRITE GOTOSA É uma inflamação articular causada pela presença de cristais de ácido úrico nas articulações afetadas, devido ao consumo exagerado de proteínas ou devido ao consumo exagerado de cerveja ou de outras bebidas alcoólicas, que atinge especialmente homens com doença cardiovascular instalada. Seu tratamento é feito com dieta, fisioterapia e medicamentos como Alopurinol ou Febuxoxtato. Prednisona e Ibuprofeno também podem ser utilizados no combate à artrite gotosa, assim como a fisioterapia para controlar a inflamação e a dor.

ARTRITE IDIOPÁTICA Também é chamada de artrite reumatoide juvenil, pois afeta crianças e adolescentes. Sua causa ainda é desconhecida. Ela afeta não só as articulações, mas também outros órgãos, podendo haver comprometimento do coração e dos pulmões. Seu tratamento é feito com anti-inflamatórios, imunossupressores, drogas biológicas, fisioterapia, terapia ocupacional e atividade física. Por vezes, pode ser necessária cirurgia para correção das deformidades e suporte psicológico.

A artrite não tem cura mas o tratamento quando é bem realizado consegue diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente que sofre com artrite.


83 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page