VAMOS FALAR DE 5 ELEMENTOS NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E AS EMOÇÕES?

Atualizado: 16 de Out de 2019

por: Juliana Rodrigues

Instituto Pro Therapie | Medicina Tradicional Chinesa
Instituto Pro Therapie | Medicina Tradicional Chinesa

Os tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) relacionam as emoções, natureza e o corpo humano, assim tratando o corpo em sua totalidade. Acredita-se que as doenças são provocadas por desequilíbrios energéticos e influenciadas pelas emoções.


Se há bloqueio de emoções, gera desequilíbrio. As emoções devem ser vivenciadas e sentidas sem julgamentos. Possuem fluxo natural entre elas, assim com as estações do ano. Uma emoção se transforma em outra, assim como os 5 elementos passam pelo mesmo processo natural.


Por meio dos 5 elementos é possível fazer um diagnóstico preciso para tratar as doenças provocadas por desequilíbrio energético.


Vamos falar sobre eles:

O primeiro elemento é o FOGO, está relacionada ao órgão coração e a víscera intestino delgado. A emoção deste elemento é a alegria.


Quando está em equilíbrio nos dá motivação, encantamento pela vida, porém em excesso, pode nos causar euforia excessiva (ansiedade, agitação), insônia, transpiração, palpitação e esquecimento.


A cor representante é o vermelho e o sabor é amargo.


Elemento MADEIRA, está relacionado com o órgão fígado e a víscera vesícula biliar. A emoção é a raiva.


Quando estamos equilibrados coloca tudo em movimento e tudo se impulsiona (estresse bom que nos dá vontade de seguir em frente), em desequilíbrio, representa a agressividade e pode causar sintomas físicos como, dor de cabeça, gastrite e menstruação irregular,TPM, irritabilidade e vertigem.


A cor representante é verde e o sabor azedo.


Nosso terceiro elemento é a TERRA, representada pelos órgãos Baço-pâncreas (para os chineses estes órgãos são acoplados) e víscera estômago.


O elemento terra é um elemento de transição. Refere-se ao período de transição entre as estações do ano e as fases da lua. A emoção é a preocupação. Os dois órgãos digerem os alimentos, gerando Qi e Xue (energia e sangue), equilibrados, nos dá clareza nas decisões e pensamentos. Em desequilíbrio, diminui o tônus muscular, sensação de peso, sonolência, fraqueza e falta de apetite.


A cor representante é o amarelo, o sabor é doce.

O METAL é o elemento representado pelo órgão pulmão e víscera intestino grosso. A emoção é a tristeza. Em harmonia temos clareza e entendimento para fechar ciclos e luto, sem demasiado sofrimento. Em desequilíbrio ficamos em depressão, choro fácil, falta de ar, prisão de ventre e falta de perspectiva de vida.


As cores representantes são o branco e azul, o sabor é picante.

Nosso último elemento é a ÁGUA, representado pelo órgão rim e víscera bexiga. Este elemento representa a VIDA, sem ele não temos a essencial vital e morremos. A emoção é o medo. Em equilíbrio conseguimos determinar até onde podemos ir, pelo instinto de sobrevivência. Em desarmonia, nos tira a capacidade de ultrapassar barreiras, falta de vontade e paralisação por medo. Entre os sintomas físicos estão: cálculos renais, perda da libido, queda de cabelo, afeta até mesmo a medula e ossos, podendo torná-los frágeis.


As cores representantes são, preto e azul, o sabor é salgado.


As emoções são da natureza humana. Permitir-se senti-las e deixar que elas fluam no seu curso natural é importante para nossa saúde integral.

152 visualizações