TERAPIA MANUAL FUNCIONAL

TERAPIA MANUAL FUNCIONAL – TMF®

MÉTODO DEAN AZEVEDO (IBDF)

Trabalhando o individuo através do raciocínio das “Cadeias lesionais osteopáticas”

 

O QUE É TERAPIA MANUAL FUNCIONAL?

É uma modalidade de Terapia Manual, derivada do raciocínio osteopático, que busca integrar os diferentes sistemas corporais à análise do movimento humano. Está embasada em conhecimentos sólidos de anatomia, fisiologia, semiologia e na sensibilidade manual do terapeuta.

 

O QUE É UMA CADEIA LESIONAL OSTEOPÁTICA?

É um raciocínio clínico funcional realizado a partir dos sintomas do paciente, das correlações anátomo-fisiológicas, dos exames complementares e dos testes clínicos. Uma vez realizada a cadeia lesional osteopática você saberá a origem dos sintomas, o que tratar primeiro e em quantas sessões!

 

PROTOCOLO EMBASADO EM SEQUÊNCIAS LÓGICAS:

TMF 1: abdômen, coluna lombar e sacro

Manipulações articulares para coluna lombar e sacro, técnicas para os órgãos abdominais (intestinos, rins, baço e pâncreas, fígado e estômago, bexiga, útero, próstata e ovários).

 

TMF 2: tórax, coluna dorsal e costelas

Manipulações articulares para coluna torácica, costelas e esterno, serão demonstradas e treinadas técnicas para os órgãos torácicos (coração, pulmões, esôfago)

 

TMF 3: pescoço, coluna cervical, atm e olhos

Manipulações articulares para coluna cervical, articulação temporomandibular e olhos, técnicas para o osso hioideo, cartilagem tireóidea, cricóidea, manipulações arteriais, língua estabelecendo correlações posturais entre os olhos, mandíbula e a posição da cabeça em relação aos pés.

 

TMF 4: crânio e tubo dural

Manipulações cranianas, técnicas para as inserções da duramater.

 

TMF 5: membros superiores e membros inferiores

Manipulações intraósseas e de tecido conjuntivo.